olá! 
 discos 
 dvd 
 livros 
 canções 
 jogos 
 vídeos 
 fotos 
 arquivo 
 bio 
 contato 
 
 

 
Pedrinho Sapopemba


2008-2009. Este espetáculo também foi criado e dirigido por Célia Gouvêa. Um grupo de uns 50 jovens do bairro Sapopemba, de São Paulo, dançaram uma adaptação do Balé Petrushka, de Stravinsky. Fiz a direção musical, orientei os jovens nos trechos de música ao vivo e criei a trilha sonora.

Musicalmente, há pouquíssima utilização de temas de Stravinsky. Optei por 3 instrumentos condutores: trombone (Sidnei Borgani), violino (Luiz Amato) e cavaquinho (eu mesmo). Também toquei, flauta, samplers, sintetizadores e guitarra.

Os jovens ensaiaram durante alguns meses sem música, criando as movimentações e coreografias. Baseados em vídeos de ensaios, criamos a trilha. Conforme os trechos iam ficando prontos, iam sendo incorporados aos ensaios. Foi gratificante acompanhar o processo de "aprendizado" da trilha.

Era um tipo de música distante do repertório daqueles jovens. Os instrumentos e suas melodias eram marcas de entrada e saída, de modo que os jovens dançarinos tinham que ouvir a trilha com atenção durante todo o tempo. Paralelamente, Célia ia criando e recriando com eles a coreografia. Sonho coletivo.

Criei uma canção final, com o estrilbilho "Pedrinho Sapopemba sou eu!". E, na estréia, pude sentir aquele arrepio quando os 50 jovens vieram pra frente do palco cantando como se a canção fosse um hino de vitória.

 
1. 
Pedrinho Sapopemba faixa 1

2. 
Pedrinho Sapopemba faixa 2

3. 
Pedrinho Sapopemba faixa 3

4. 
Pedrinho Sapopemba faixa 4

5. 
Pedrinho Sapopemba faixa 5

6. 
Pedrinho Sapopemba faixa 6






 
créditos